A visão pré-tribulacionista, amplamente adotada no meio evangélico dispensacionalista, ensina que a Igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação, um período de juízo divino sobre a Terra descrito em detalhes no livro de Apocalipse (caps. 6–19). Abaixo, está a linha do tempo dessa perspectiva, enriquecida com comentários de teólogos, citações bibliográficas e exegeses detalhadas dos textos bíblicos.
Base Bíblica:
A era da Igreja começou no dia de Pentecostes (Atos 2) e continua até o momento presente. Durante esse tempo, Deus está reunindo um povo tanto de judeus quanto de gentios (Efésios 3:6), formando o Corpo de Cristo. Segundo Charles Ryrie, “a Igreja não substitui Israel, mas é uma pausa no programa de Deus com a nação judaica” (Ryrie’s Basic Theology, p. 515).
Base Bíblica:
Exegese:
O verbo grego para “arrebatados” é harpazo, que significa “remover rapidamente, pegar com força.” O texto não descreve a vinda visível de Cristo à Terra, mas sim um encontro “nos ares”. Esse evento é distinguido da Segunda Vinda propriamente dita, que ocorre ao final da Grande Tribulação (Apocalipse 19:11-16).
Comentário Teológico:
John F. Walvoord observa que o arrebatamento pré-tribulacionista é necessário para que a Igreja seja poupada da ira divina, como prometido em Apocalipse 3:10:
“Porque guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” (The Rapture Question, p. 148).
Base Bíblica:
Exegese:
Este tribunal não trata de salvação, mas de recompensas baseadas na fidelidade do cristão (1 Coríntios 3:12-15). A Igreja estará no céu enquanto os eventos da Tribulação se desenrolam na Terra.
Base Bíblica:
Exegese:
A Grande Tribulação é um período de sete anos dividido em duas metades de 3,5 anos. A primeira metade será marcada por paz enganosa (Daniel 9:27), enquanto a segunda metade será caracterizada por juízos intensos, a “Grande Angústia” mencionada por Jesus (Mateus 24:21).
Comentário Teológico:
Dwight Pentecost escreve: “O propósito da Tribulação é duplo: trazer Israel de volta à sua posição de obediência a Deus e julgar as nações ímpias.” (Things to Come, p. 197).
Base Bíblica:
Exegese:
Ao contrário do arrebatamento, onde Cristo vem para a Igreja, na Segunda Vinda Ele vem com a Igreja para estabelecer Seu Reino milenar. O Monte das Oliveiras será o local físico de Sua chegada, conforme Zacarias 14:4.
Comentário Teológico:
Arnold Fruchtenbaum destaca que este evento marca o cumprimento de promessas feitas a Israel, como a restauração da Terra e do Reino Davídico (The Footsteps of the Messiah, p. 670).
Base Bíblica:
Exegese:
O Milênio é um período literal de mil anos em que Cristo reinará fisicamente na Terra, cumprindo as promessas feitas a Israel (Isaías 2:1-4, Ezequiel 40–48). Satanás será amarrado durante esse período, garantindo paz e justiça (Apocalipse 20:1-3).
Comentário Teológico:
Louis Berkhof observa que o Milênio representa “a manifestação pública do Reino Messiânico prometido” (Systematic Theology, p. 708).
Base Bíblica:
Exegese:
Após o Milênio, haverá o julgamento final para todos os não-salvos no Grande Trono Branco (Apocalipse 20:11-15). O destino eterno dos salvos é a Nova Jerusalém, onde habitarão com Deus para sempre (Apocalipse 21:1-4).
A visão pré-tribulacionista oferece uma perspectiva detalhada do plano escatológico de Deus, centrada na distinção entre Israel e a Igreja. Com base em uma interpretação literal e gramatical-histórica das Escrituras, seus defensores sustentam que Deus está no controle soberano de toda a história, trabalhando para trazer redenção e justiça ao mundo.
Se precisar de mais aprofundamento em algum ponto específico, posso detalhar ainda mais.
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