A visão pré-tribulacionista, amplamente adotada no meio evangélico dispensacionalista, ensina que a Igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação, um período de juízo divino sobre a Terra descrito em detalhes no livro de Apocalipse (caps. 6–19). Abaixo, está a linha do tempo dessa perspectiva, enriquecida com comentários de teólogos, citações bibliográficas e exegeses detalhadas dos textos bíblicos.
1. Era da Igreja (Atualmente em curso)
Base Bíblica:
- “E eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18)
- “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15)
A era da Igreja começou no dia de Pentecostes (Atos 2) e continua até o momento presente. Durante esse tempo, Deus está reunindo um povo tanto de judeus quanto de gentios (Efésios 3:6), formando o Corpo de Cristo. Segundo Charles Ryrie, “a Igreja não substitui Israel, mas é uma pausa no programa de Deus com a nação judaica” (Ryrie’s Basic Theology, p. 515).
2. O Arrebatamento da Igreja
Base Bíblica:
- “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 Tessalonicenses 4:16-17)
Exegese:
O verbo grego para “arrebatados” é harpazo, que significa “remover rapidamente, pegar com força.” O texto não descreve a vinda visível de Cristo à Terra, mas sim um encontro “nos ares”. Esse evento é distinguido da Segunda Vinda propriamente dita, que ocorre ao final da Grande Tribulação (Apocalipse 19:11-16).
Comentário Teológico:
John F. Walvoord observa que o arrebatamento pré-tribulacionista é necessário para que a Igreja seja poupada da ira divina, como prometido em Apocalipse 3:10:
“Porque guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” (The Rapture Question, p. 148).
3. O Tribunal de Cristo
Base Bíblica:
- “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (2 Coríntios 5:10)
- “E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.” (Apocalipse 22:12)
Exegese:
Este tribunal não trata de salvação, mas de recompensas baseadas na fidelidade do cristão (1 Coríntios 3:12-15). A Igreja estará no céu enquanto os eventos da Tribulação se desenrolam na Terra.
4. A Grande Tribulação (Sete anos de juízo)
Base Bíblica:
- “E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares.” (Daniel 9:27)
- “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver.” (Mateus 24:21)
- “E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas.” (Apocalipse 6:15)
Exegese:
A Grande Tribulação é um período de sete anos dividido em duas metades de 3,5 anos. A primeira metade será marcada por paz enganosa (Daniel 9:27), enquanto a segunda metade será caracterizada por juízos intensos, a “Grande Angústia” mencionada por Jesus (Mateus 24:21).
Comentário Teológico:
Dwight Pentecost escreve: “O propósito da Tribulação é duplo: trazer Israel de volta à sua posição de obediência a Deus e julgar as nações ímpias.” (Things to Come, p. 197).
5. A Segunda Vinda de Cristo
Base Bíblica:
- “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro, e julga e peleja com justiça.” (Apocalipse 19:11)
- “Naquele dia estarão os seus pés sobre o Monte das Oliveiras, que está diante de Jerusalém para o oriente.” (Zacarias 14:4)
Exegese:
Ao contrário do arrebatamento, onde Cristo vem para a Igreja, na Segunda Vinda Ele vem com a Igreja para estabelecer Seu Reino milenar. O Monte das Oliveiras será o local físico de Sua chegada, conforme Zacarias 14:4.
Comentário Teológico:
Arnold Fruchtenbaum destaca que este evento marca o cumprimento de promessas feitas a Israel, como a restauração da Terra e do Reino Davídico (The Footsteps of the Messiah, p. 670).
6. O Milênio (Reinado de 1.000 anos de Cristo na Terra)
Base Bíblica:
- “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus […] e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.” (Apocalipse 20:4)
Exegese:
O Milênio é um período literal de mil anos em que Cristo reinará fisicamente na Terra, cumprindo as promessas feitas a Israel (Isaías 2:1-4, Ezequiel 40–48). Satanás será amarrado durante esse período, garantindo paz e justiça (Apocalipse 20:1-3).
Comentário Teológico:
Louis Berkhof observa que o Milênio representa “a manifestação pública do Reino Messiânico prometido” (Systematic Theology, p. 708).
7. O Juízo Final e o Estado Eterno
Base Bíblica:
- “E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu.” (Apocalipse 20:11)
- “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” (Apocalipse 21:4)
Exegese:
Após o Milênio, haverá o julgamento final para todos os não-salvos no Grande Trono Branco (Apocalipse 20:11-15). O destino eterno dos salvos é a Nova Jerusalém, onde habitarão com Deus para sempre (Apocalipse 21:1-4).
Conclusão
A visão pré-tribulacionista oferece uma perspectiva detalhada do plano escatológico de Deus, centrada na distinção entre Israel e a Igreja. Com base em uma interpretação literal e gramatical-histórica das Escrituras, seus defensores sustentam que Deus está no controle soberano de toda a história, trabalhando para trazer redenção e justiça ao mundo.
Se precisar de mais aprofundamento em algum ponto específico, posso detalhar ainda mais.